Algumas crianças apresentam mais dificuldades de aprendizagem do que outras, isso é normal. No entanto, o que não pode ser aceito como normal é o fato de que algumas escolas ignoram essa realidade e negligenciam sua função como educadoras nesses casos.
Os problemas podem até mesmo ir além, como nas situações em que crianças são maltratadas por professores e pelos próprios pais diante de suas dificuldades de aprendizagem.
Os casos em que os educadores não conseguem ajudar nos problemas das crianças são diversos. Além disso, é comum que esse tipo de profissional não seja capaz de identificar as próprias falhas didáticas ou problemas pessoais do aluno, passando a tratá-lo apenas como um estudante desinteressado e preguiçoso. Quando o professor passa a agir dessa forma com o aluno (direta ou indiretamente), ele está retirando a sua responsabilidade como educador da criança, o que deve ser visto como inaceitável.
Em situações como essa, é comum a existência de profissionais que não estão preparados para identificar a possibilidade de que o aluno apresente problemas de ordem psicológica ou até mesmo biológica. Por esse motivo, é muito importante que os professores se dediquem a conhecer os principais transtornos que podem afetar a aprendizagem das crianças ao invés de realizarem pré-julgamentos.
No Colégio Degrau, trabalhamos com docentes qualificados para levar as melhores oportunidades de ensino aos alunos, sempre respeitando as dificuldades de cada um.
Quando um professor recebe a devida qualificação em seus estudos, ele amplia as suas percepções sobre a vivência do aluno e pode fornecer a ele uma educação mais eficiente. Afinal, é só a partir da observação atenciosa de cada criança que nos tornamos capazes de identificar as melhores formas de aprendizagem para cada uma delas.
Descubra como os alicerces emocionais dos primeiros anos moldam a resiliência e o equilíbrio na adolescência A primeira infância é […]
A prática de dinâmicas socioemocionais fortalece vínculos familiares e auxilia no desenvolvimento emocional dos pequenos. Confira atividades simples para fazer […]