Como explicar às crianças sobre os riscos do novo coronavírus

O novo coronavírus (COVID-19) já é assunto inevitável em nossa sociedade, se tornando facilmente o foco de conversas em qualquer ambiente devido às grandes proporções que a pandemia já assume em cenário global. Com o número de mortos aumentando a cada dia, o tema é considerado pesado até mesmo para adultos. Sendo assim, como abordá-lo com crianças?

Antes de tudo, é necessário reconhecer a importância do tema. As informações a respeito do COVID-19 são as principais motivações para que as pessoas busquem medidas de prevenção e, assim como os adultos precisam se proteger, as crianças também precisam de cuidados. Portanto, fechar os olhos para a realidade ou tentar esconder a verdade dos pequenos não é uma boa opção.

A ideia de um inimigo invisível que causa medo até nos adultos inicialmente pode ser difícil de ser encarada por crianças, mas não é preciso deixá-las em pânico com uma narrativa detalhada que menciona precisamente o número de casos de pessoas contaminadas no Brasil. Tudo o que elas precisam saber é que estamos diante de um perigo real e que é possível evitá-lo tomando os devidos cuidados. Nesse momento, é extremamente importante que as crianças adotem os cuidados de higiene das mãos e vivenciem o isolamento com a consciência da necessidade dessas medidas.

Segundo o psicólogo Julio Cesar Walz em depoimento para a Gaúchazh, com informações sinceras, o medo das crianças diante do vírus pode até mesmo ser amenizado. “Isso não significa falar no assunto de qualquer forma, do tipo largar a bomba e sair correndo, ou falar num tom de terror. Apenas a verdade é suficiente. Na verdade e na clareza, não há drama”, disse ele.

Nesse momento, seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a higienização e o isolamento social é a melhor forma de garantirmos a saúde e o bem-estar dos indivíduos. A partir disso, seremos capazes de passar por esse período de forma mais tranquila e preservando a segurança de todos.

Projeto Diário de Felicidade

Veja também:

Primeira infância: pilar do desenvolvimento socioemocional

Descubra como os alicerces emocionais dos primeiros anos moldam a resiliência e o equilíbrio na adolescência A primeira infância é […]

Dinâmicas socioemocionais para as famílias praticarem com os filhos no dia a dia

A prática de dinâmicas socioemocionais fortalece vínculos familiares e auxilia no desenvolvimento emocional dos pequenos. Confira atividades simples para fazer […]

Colégio Degrau
Av. Waldir Felizola de Moraes, 800 - Jardim Sumaré, Araçatuba - SP, 16015-295
(18) 3623.8309
(18) 99674-9681