A educação positiva, utilizada pelo Colégio Degrau, tem cada vez mais contribuído para o desenvolvimento dos estudantes em diferentes níveis de aprendizado. Na sociedade contemporânea, a utilização dessa prática, embasada em conceitos da Psicologia, é uma forma de trazer equilíbrio entre estabelecer limites e incentivar a autonomia dos alunos.
O que é educação positiva?
“Educação positiva” é um termo caracterizado por propostas de ensino que buscam o desenvolvimento do ser humano a partir de valores como resiliência, autonomia, equilíbrio e inteligência emocional.
No contexto familiar, a educação positiva dos filhos propõe que o ensino seja colaborativo entre pais e filhos. No ambiente escolar, essa ideia é mantida entre alunos e professores, com o apoio de limites saudáveis e ressaltando a autonomia, o autocontrole, a empatia e a resiliência nos estudantes.
Princípios da educação positiva
Entre os princípios mais importantes da educação positiva, podemos destacar algumas ideias fundamentais, como o equilíbrio entre a gentileza e a firmeza, o que é considerado a chave para demonstrar respeito pelos outros e por si mesmo. Além disso, outro princípio indispensável para esse tipo de ensino é a ideia de propor aos alunos que participem da resolução de problemas, o que contribui para que visualizem a si mesmos em posição de importância.
Mitos sobre a educação positiva
Há vários mitos que contribuem para que as pessoas tenham ideias equivocadas sobre a educação positiva. Neste momento, podemos esclarecer um pouco sobre os erros que se encontram por trás deles:
A educação positiva enxerga clara diferença entre a permissividade e a positividade. Enquanto a permissividade possibilita que crianças façam tudo o que querem, a positividade propõe que os limites impostos sejam apresentados de forma amorosa com o processo de aprendizado.
Segundo a educação positiva, a falta de limites contribui para a formação de crianças sem autocontrole. Por esse motivo, a abordagem sugere que as regras sejam definidas de forma conjunta entre alunos e professores, com a possibilidade de que os docentes sejam firmes em algumas circunstâncias.
Na verdade, a educação positiva pode ser a abordagem ideal para o ensino em diferentes faixas etárias. No caso da Educação Infantil, porém, o processo educacional se torna mais focado em supervisão, redirecionamento e dedicação dos professores.
Quer conhecer mais sobre a educação positiva e as metodologias de ensino do Colégio Degrau? Venha nos fazer uma visita! 💚
O Colégio Degrau passou por grandes reformas e mudanças, e o resultado está incrível. Novos espaços, nova decoração e novos […]
O cultivo de uma horta no colégio pode promover o contato dos estudantes com a natureza desde cedo, desenvolvendo sua […]