Educação Infantil

Primeiros anos de vida escolar. O trabalho pedagógico para esse nível desenvolvido por meio de quatro eixos: Brincadeiras e jogos, Arte, Pesquisa e História.

A pesquisa proporciona a descoberta do mundo. As histórias estimulam o exercício de escutar, imaginar, interpretar e contar. A arte desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade.

Os jogos e as brincadeiras promovem o raciocínio lógico, a comunicação e a socialização, a capacidade de trabalhar em equipe, de respeitar as regras e o próximo. Esses quatros eixos são permeados pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz.

Horário Matutino:
Grupo 2 ao 5-7h30 às 11h45
Horário Vespertino:
Grupo 2 ao 5-13h15 às 17h30

Proposta Pedagógica

O Colégio Degrau oferece na Educação Infantil: Grupo 2 (2 anos), Grupo 3 (3 anos),Grupo 4 (4anos) e Grupo 5 (5 anos). Nesses anos, busca-se, além do aprendizado, o desenvolvimento de cognição, autonomia, habilidades motoras e capacidade de conviver. Em ambientes exclusivos, os alunos desenvolvem suas habilidades desde os primeiros anos de vida escolar.

O trabalho pedagógico para esse nível desenvolve-se por meio de quatro eixos: a pesquisa proporciona a descoberta do mundo; as histórias estimulam o exercício de escutar, imaginar, interpretar e contar; a arte desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade; e os jogos promovem raciocínio lógico, comunicação, socialização e capacidade de trabalhar em equipe, respeitar as regras e o próximo. Esses quatro eixos são permeados pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz.

Processo de Adaptação

As crianças são recebidas em um ambiente agradável e acolhedor, com atividades lúdicas e prazerosas, especialmente elaboradas para esse período, que levam em consideração o processo de separação e de construção de novos vínculos vividos pela criança. A adaptação poderá ser de três a sete dias. A ação coesa e coerente entre pais, escola e professores que favorecerá o êxito em uma nova fase da vida: o “ser” estudante. E, nesse momento da vida, a criança se deparará com duas conquistas fundamentais, entre muitas outras: a independência e a autonomia.

Alimentação Saudável

A alimentação adequada é parte importante no crescimento dos filhos. E a escola tem papel muito importante na formação de bons hábitos. No Degrau, estamos comprometidos com esse cuidado. Além de uma sugestão de cardápio aos pais, a cantina ( terceirizada ) do colégio oferece várias opções de alimentação saudável. Semanalmente há o Dia da Fruta onde procuramos estimular o hábito de uma alimentação saudável através do consumo de frutas de uma maneira atraente, lúdica e educativa.

A cozinha experimental visa o desenvolvimento das habilidades culinárias e a consciência nutricional de nossos alunos, por meio da experimentação prática com a realização de receitas nutritivas e condizente à faixa etária da turma.

Diferenciais

Alfabetização Emocional: Ações organizadas para desenvolver a inteligência emocional desde a primeira infância.

Projeto de formação Humana: Por meio de atividades que integram o dia a dia escolar,busca-se a sensibilização para a reflexão sobre a convivência, o meio ambiente, a valorização à vida e a solidariedade.

Projeto Leitores e escritores em formação: Os alunos têm contato com o universo literário de maneira lúdica e significativa.

PES: O ensino de Língua Inglesa no Colégio Degrau promove a comunicação oral e escrita do idioma com aulas de conversação, compreensão, escrita e leitura em Inglês. A partir do Grupo 5.

Ensino Médio

Essa é uma das fases mais importantes na vida do aluno, na qual são tomadas decisões que serão significativas no futuro, como a escolha da carreira. Nesse nível de ensino, o Colégio Degrau intensifica o grau de exigência e de preparação, para que o aluno conquiste vagas nas melhores universidades e faculdades do país.

Ensino Fundamental II

Já o Ensino Fundamental II é a fase marcada pelo estímulo à criatividade. Para isso, nesse nível de ensino, a instituição propõe:
• Ampliar o conhecimento e aprofundar os conteúdos adquiridos no nível anterior;
• Aprimorar as capacidades de comunicação e de interação;
• Consolidar o hábito de estudo;
• Promover a iniciação em projetos específicos, artísticos e esportivos.

Ensino Fundamental I

Durante o Ensino Fundamental I o estudante tem a oportunidade de aprender os conteúdos em interação com a realidade, aplicando os conhecimentos no dia a dia, de forma dinâmica e prazerosa. O plano pedagógico do Ensino Fundamental I é desenvolver:
• Aquisição dos códigos de linguagens;
• Raciocínio lógico e crítico;
• Sensibilidade estética;
• Expressão corporal;
• Percepção e análise dos fenômenos ocorridos diariamente.

Educação Infantil

Primeiros anos de vida escolar. O trabalho pedagógico para esse nível desenvolvido por meio de quatro eixos: Brincadeiras e jogos, Arte, Pesquisa e História.
A pesquisa proporciona a descoberta do mundo. As histórias estimulam o exercício de escutar, imaginar, interpretar e contar. A arte desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade.
Os jogos e as brincadeiras promovem o raciocínio lógico, a comunicação e a socialização, a capacidade de trabalhar em equipe, de respeitar as regras e o próximo. Esses quatros eixos são permeados pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz.

Colégio Degrau
Av. Waldir Felizola de Moraes, 800 - Jardim Sumaré, Araçatuba - SP, 16015-295
(18) 3623.8309